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Curso Técnico de Auxiliar de Ação Educativa

Código IQ:

n/a

Organização da formação:

Formação presencial

Duração da formação:

225 horas

Local da formação:

Parque Empresarial Zona Oeste PEZO, Lote nº 6, 9304-006 Câmara de Lobos

Objetivos Gerais

O Curso Técnico de Auxiliar de Ação Educativa encontra-se alinhado à procura de mercado. Trazendo um programa que permite o desenvolvimento de competências essenciais para a colaboração com vários profissionais de educação. Permite aos auxiliares de ação educativa prestar apoio em múltiplas fases do processo educativo e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e jovens.

Objetivos Específicos

Analisar a importância da animação sócio-educativa no desenvolvimento social;

Identificar os espaços e grupos-alvo da intervenção em animação sócio-educativa;

Definir o conceito de ato educativo;

Identificar os destinatários do ato educativo;

Reconhecer o valor da educação;

Explicar a importância da interação estabelecimento de educação, instituições de apoio, família e comunidade;

Identificar o perfil e o papel do educador como agente educativo;

Identificar as mudanças na sociedade portuguesa que levam à necessidade de criar espaços socioeducativos;

Distinguir espaço pedagógico de espaço socioeducativo;

Organizar um espaço socioeducativo de acordo com as características do grupo e do contexto e normas de segurança aplicáveis;

Reconhecer a organização do ambiente educativo como suporte do desenvolvimento curricular;

Identificar as normas de instalações e de equipamento e material dos espaços socioeducativos;

Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE;

Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE;

Caracterizar os modelos pedagógicos;

Reconhecer os princípios orientadores da educação de infância;

Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças;

Acompanhar as atividades pedagógicas e de rotina diária;

Identificar situações de primeiros socorros com crianças e jovens;

Avaliar situações de emergência com crianças e jovens;

Identificar e aplicar técnicas de primeiros socorros em caso de acidente com crianças de jovens;

Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens;

Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem;

Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens;

Reconhecer materiais educativos;

Aplicar técnicas de manipulação de materiais educativos;

Construir e montar vários tipos de peças com base em materiais educativos diversificados;

Produzir peças conjugando materiais educativos diversificados.

Programa da formação

Módulo 1  Animação sócio-educativa - 25 horas

A Animação como função educativa

Educação, ensino e formação

Pedagogia social e participação social

Animação sócio-educativa - prevenir e intervir

Espaços e grupos-alvo de intervenção em animação sócio-educativa

O espaço escolar e a comunidade educativa

Estruturas complementares à escola (atl, ludoteca, biblioteca, ...)

Espaços lúdicos

Projetos de desenvolvimento local

Estruturas de educação e formação de adultos

Estratégias de Intervenção

O estímulo da criatividade

A promoção da literacia

A diversidade cultural, fator de enriquecimento pessoal e da comunidade

A interação com a comunidade local

O envolvimento da família no processo educativo

Módulo 2  Ato educativo - contexto e intervenientes - 25 horas

Conceito de educação

Destinatários

Valor da educação

Contextos de atendimento à criança/jovem

No estabelecimento escolar

No domicílio

Em instituições de acolhimento

No hospital

No centro de atividades de ocupação de tempos livres

Nas atividades de ocupação de tempos livres

Principais agentes educativos

Criança

Família

Representantes legais

Comunidade

Educadores

Papel do educador como agente educativo e seu perfil psicopedagógico

Interação estabelecimento escolar/instituições de apoio/ família-comunidade

Módulo 3  Espaços socioeducativos - 25 horas

Alterações na sociedade portuguesa

Alteração na composição dos sectores produtivos e na distribuição da população ativa

Crescente feminização do trabalho por razões económicas e sociais

Crescente independência da mulher do ponto de vista económico e afetivo

Novas formas de família

Conceito de espaço educativo

Conceito de espaço socioeducativo

Conceito de animação socioeducativa

Abordagem às características das crianças e dos jovens em função da faixa etária, para garantir espaços seguros e promotores de bem-estar

Organização do ambiente educativo

Organização do/s grupo/s

Organização do espaço

Adequação às necessidades e evolução do grupo

Organização do tempo

Critérios para a escolha de equipamento adequado

Seguro

Funcional

Qualidade estética

Adequação ao nível etário

Resistência

Multiplicidade de utilizações

Valorização de materiais naturais

Utilização de materiais recicláveis

Critérios para a escolha de materiais

Funcionalidade

Versatilidade

Durabilidade

Segurança

Valor estético

Igualdade de género

Fácil conservação e limpeza

Normas de segurança

Rico e variado

Polivalente

Resistente

Estimulante e agradável à vista e ao tato

Acessível

Manufaturado e/ ou feito pelas crianças ou jovens

Material educativo

Módulo 4  Intervenção Pedagógica Com Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Específicas - 50 horas

Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas

Principais características

Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional

Qualidade de vida

Conceito de qualidade de vida

Comunicação aumentativa e alternativa

Comunicação aumentativa

Comunicação alternativa

Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa

Mobilidade, manipulação e acessibilidades

Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade

Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação

Acessibilidade física e digital

Módulo 5  Intervenção Pedagógica em Creches e Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar - 25 horas

Percursos da educação de infância

Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos

Principios educativos para a educação de infância

Na creche

No Jardim de infância

Papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas

Interação e rotinas diárias

Módulo 6  Medidas de Primeiros Socorros com Crianças e Jovens - 25 horas

Primeiros socorros

Prestação de primeiros socorros com crianças e jovens em casos de:

Técnicas de Imobilização

Prevenção de Contaminações

Posição Lateral de Segurança

Reanimação (suporte básico de vida)

Atitudes e Primeiros Socorros face a situações especificas

Desmaio

Estado de Choque

Enregelamento

Crise de Hipoglicemia

Convulsão

Crise Asmática

Medicamentos

Módulo 7  Planificação de Atividades Educativas com Crianças e Jovens - 25 horas

Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos

Principais correntes pedagógicas

Individualização e diferenciação pedagógica

Princípios orientadores do planeamento das atividades

Documentos orientadores

Planificação

Registo e avaliação

Importância dos registos

Grelhas de observação e registo

Do registo à planificação

Da planificação à ação

Da ação à observação e registo

Módulo 8  Recursos e Materiais e Educativos - 25 horas

Experimentação com cor

Manipulação de materiais corantes

Perceção da riqueza cromática

Identificação das cores primárias e secundárias

Expressividade e simbologia da cor

Composições figurativas

Composições não figurativas

Exploração e aplicação de diferentes técnicas pictóricas

Pintura sobre diferentes texturas e com diferentes utensílios (pincel, esponja, rolo, vegetais e outros)

Pintura líquida (jato, gota a gota, impressão, salpicada e outros)

Estampagem (dedos, mãos, cortiça, corda, vegetais)

Colagem (papel e outros materiais)

Mosaicos (tecidos, elementos de reciclagem e outros materiais)

Vitrais (papel transparente e outros materiais)

Correlação de instrumentos e materiais alternativos

Embalagens - utilização de papéis vários - banana, algodão, canson, musgami, entre outros

Técnicas, materiais e suportes para realização de fantoches

Máscaras - gesso, pasta de papel, cartão, papéis, outros

Enfiado de peças - colares, pulseiras, grinaldas, espanta espíritos, mobile, entre outros (com possibilidade de movimento)

Horário da formação

Início a 17 de Maio

2ª Ação (02-01-2023)*


*Início Imediato Sujeito a Mínimo de 10 Inscritos.

Condições de acesso

O curso destina-se a quem pretenda adquirir conhecimentos e competências na área da formação.
Ativos que desenvolvam atividade educativas com crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos de idade;
Empreendedores atuais e potenciais;
Estudantes do ensino médio e superior.

Preço da formação

Curso 100% Financiado

Documentos para inscrição

Cartão do cidadão
Certificado de Habilitações
Curriculum Vitae

Inscreva-se