Skip to content

Tendências e Inovação em Turismo

Cartaz de Tendências e Inovação em Turismo

Código UFCD:

9802

Organização da formação:

Formação presencial

Duração da formação:

50 horas

Local da formação:

Parque Empresarial Zona Oeste PEZO, Lote nº 6, 9304-006 Câmara de Lobos

Objetivos Gerais

A ação de formação pretende dotar os formandos de conhecimentos para planear e desenvolver estratégias inovadoras na organização do sector turístico, acompanhando as tendências globais.

Objetivos Específicos

Identificar a evolução social e tecnológica, associadas às exigências do conhecimento, inovação, informação e qualidade no turismo;

Interpretar as estratégias definidas pelos organismos do turismo a nível mundial e nacional;

Analisar os vários planos estratégicos do Turismo em Portugal;

Analisar a mudança global na procura turística e o desenvolvimento de novos destinos;

Analisar a influência económica, política e social do turismo para uma cidade, país e região;

Interpretar os casos de sucesso e de fracasso de determinados destinos turísticos;

Demonstrar o impacto do turismo em Portugal e na EU;

Identificar os novos consumidores de produtos turísticos e de lazer;

Interpretar as formas de comportamento da hospitalidade na atividade turística;

Identificar as tendências associadas aos principais produtos turísticos;

Analisar os recursos endógenos e interpretar as tendências dos produtos turísticos em Portugal;

Interpretar a evolução das tecnologias de informação e comunicação no turismo;

Identificar os vários canais de distribuição da atividade turística.

Programa da formação

Módulo 1  Tendências sociais e tecnológicas e impacto na atividade turística

Os impactos da Inovação: economia, demografia, tecnologia, ambiente, segurança e transportes

Módulo 2  Evolução das estratégias definidas pelas entidades mundiais do turismo

Organização Mundial do Turismo

O caso português

Módulo 3  Análise dos mercados em declínio e dos mercados emergentes

Módulo 4  Verificação das alterações da geografia dos destinos turísticos

Módulo 5  Perspetivas do consumo turístico

O perfil do novo consumidor

As novas formas de mobilidade turística

Módulo 6  Inovação nos produtos e serviços turísticos

A hotelaria e o alojamento local

A restauração

As agências de viagem e a desintermediação

As novas formas de eventos e animação

Os transportes

Os produtos estratégicos

Módulo 7  A distribuição turística aliada à inovação

GDS e a Internet

As redes sociais e a importância da interação

O e-business e o yield management

A importância do e-tourism no mercado global

Horário da formação

1ª Ação (Brevemente-2022)*

2ª Ação (02-01-2023)*


*Início Imediato Sujeito a Mínimo de 10 Inscritos.

Condições de acesso

O curso destina-se a quem pretenda adquirir conhecimentos e competências na área da formação.
Ativos (empregados e desempregados);
Habilitação escolar igual ou superior ao 9.º ano de escolaridade;
Idade igual ou superior a 18 anos.

Preço da formação

Curso 100% Financiado

Documentos para inscrição

Cartão do cidadão
Certificado de Habilitações
Curriculum Vitae

Inscreva-se
Cofinanciado por React-EU