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Curso de Especialização em Gestão e Políticas de Recursos Humanos

Cartaz de Curso de Especialização em Gestão e Políticas de Recursos Humanos

Organização da formação:

Formação presencial

Duração da formação:

225 horas

Local da formação:

Parque Empresarial Zona Oeste PEZO, Lote nº 6, 9304-006 Câmara de Lobos

Objetivos Gerais

O Curso de Especialização em Gestão e Políticas de Recursos Humanos está alinhado à procura de mercado. Trazendo um programa que aborda o gestor de recursos humanos como membro responsável pela gestão de pessoas e visa encontrar soluções para os problemas dentro das organizações. O objetivo geral é o desenvolvimento da capacidade de uso de ferramentas e competências, contribuindo para o planeamento estratégico e tomada de decisão na área de gestão de recursos humanos.

Objetivos Específicos

Identificar as diferentes formas de motivação de equipas;

Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa;

Definir tarefas e responsabilidades dos elementos da equipa;

Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes;

Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade;

Transmitir práticas de boa conduta;

Reconhecer as políticas de gestão de recursos humanos;

Organizar os processos de recrutamento, seleção, admissão e avaliação do pessoal;

Proceder ao registo dos processos individuais de pessoal;

Organizar e atualizar a base de dados do pessoal;

Executar o cálculo de remunerações e processar o respetivo pagamento;

Executar tarefas de apoio administrativo ao recrutamento, seleção e admissão de pessoal;

Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional;

Aplicar os princípios de organização do trabalho em equipa e elaborar um plano de ação pessoal;

Identificar e conceptualizar os atos relativos à igualdade de oportunidades e atos discriminatórios;

Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes;

Criar uma experiência positiva no cliente;

Identificar o ciclo experiencial do cliente;

Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal;

Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas;

Reconhecer alguns princípios gerais de Direito;

Explicar as fontes e a aplicação do Direito de Trabalho;

Identificar a noção de contrato de trabalho;

Identificar o âmbito do contrato de trabalho;

Identificar os elementos de formação do contrato de trabalho;

Definir o período experimental relativo aos diferentes tipos de contrato de trabalho;

Explicar a importância dos direitos, deveres e garantias das partes contraentes de um contrato de trabalho;

Analisar os diversos aspetos da prestação do trabalho;

Examinar aspetos retributivos do trabalho;

Enquadrar as atividades de gestão da formação;

Planear, organizar, coordenar e avaliar uma ação ou um projeto de formação, no seio de uma empresa ou instituição;

Programa da formação

Módulo 1  Gestão de equipas e conflitos - 25 horas

Coordenação da equipa

Formas de organização da equipa

Desafios e oportunidades

Comunicação com assertividade na liderança

Distribuição de tarefas e complementaridade dos elementos da equipa

Motivação da equipa para um desempenho de excelência

A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança

A equipa de trabalho

Fenómenos e dinâmicas próprias

Relação de trabalho da equipa perante o líder

Relação de trabalho entre os elementos da equipa

Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda

Gestão de conflitos no desenvolvimento do trabalho em equipa

Origem e fonte de conflitos

Atitude tranquila numa situação de conflito

Como lidar com os desacordos e conflitos

Como motivar os elementos da equipa

Consequências de situações de conflitos

O relacionamento dos elementos da equipa

Respeito mútuo entre líder e colegas

Valorização pessoal e profissional

Equilíbrio nas sugestões, problemas e necessidades dos outros

Funções e responsabilidades individuais

Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho

Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa

Capacidade de resolução de conflitos

Impacto da comunicação no relacionamento humano

Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento

Módulo 2  Gestão de recursos humanos - 25 horas

Gestão de recursos humanos

Gestão integrada das empresas

Modelos de gestão

Políticas de recursos humanos

Técnicas de recursos humanos

Análise e qualificação de funções

Recrutamento e selecção

Admissão

Avaliação de desempenho

Processos Individuais de pessoal

Abertura do processo

Registo dos contratos de trabalho

Assiduidade

Registo de sanções disciplinares

Base de dados de pessoal

Organização e manutenção

Processamento de vencimentos

Remuneração bruta

Prémios de assiduidade

Prémios de produtividade

Comissões

Outros abonos sujeitos ou isentos

Horas extraordinárias e trabalho realizado em dias de descanso semanal

Descontos obrigatórios

Descontos facultativos

Emissão de recibos

Pagamento de remunerações

Transferência bancária

Emissão de cheque

Módulo 3  Recursos humanos - processos de recrutamento, seleção e admissão - 25 horas

Técnicas de recursos humanos

A diferença entre recrutar e selecionar

Necessidades de recrutamento

Fases do recrutamento e seleção

Diversas fontes de recrutamento (anúncios, bolsa de candidaturas, contactos, sites e outros)

Fases e instrumentos de seleção

Admissão de pessoal

Acolhimento na empresa

Abertura do processo

Processos individuais de pessoal

Base de dados do pessoal

Organização e Manutenção

Módulo 4  Gestão do tempo e organização do trabalho - 25 horas

Gestão do tempo

Autoavaliação na gestão do tempo

Planeamento na gestão do tempo

Técnicas de gestão do tempo

Organização do trabalho

Trabalho em equipa

Plano de ação pessoal

Módulo 5  Direito à igualdade e à não-discriminação - 25 horas

Igualdade de oportunidades e conceitos

Género

Minorias

Pobreza

Inclusão/Exclusão social

Políticas nacionais para a igualdade de oportunidades

Políticas de não discriminação

Discriminação: direta e indireta, âmbito de aplicação material, ónus da prova

Normativo Internacional sobre Igualdade e discriminação

Normativo Nacional

Igualdade no trabalho e no emprego

Acessibilidades para pessoas com deficiência

Gestão da diversidade

Sociedade de informação igualitária

Sociedade inclusiva

Valorização de competências: a situação nacional da legislação e políticas (onde dirigir e apresentar relatos, queixas, etc.)

Módulo 6  Inteligência emocional - 25 horas

Estilos de relacionamento interpessoal

Passivo

Agressivo

Manipulador

Assertivo

Inteligência emocional

Funcionamento da inteligência emocional

Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal

Competências emocionais

Desenvolvimento das competências emocionais

O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes

Experiência positiva no cliente

Ciclo experiencial do cliente

Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas

Características de um assistente

Perfil de um assistente

Missão do serviço ao cliente

Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar

A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar

Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros

Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros

Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros

O reforço da capacidade de dinamização de grupos

Estratégias de motivação de grupos

Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)

Módulo 7  Comunicação interpessoal - comunicação assertiva - 25 horas

Processo de comunicação e perfis comunicacionais

Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação

Diferentes perfis comunicacionais

Comunicação assertiva

Particularidades e vantagens do perfil assertivo

Empatia

Barreiras à comunicação

Barreiras gerais do processo de comunicação

Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação

Processamento interno da informação

Processamento fonético

Processamento literal (significado)

Processamento reflexivo (empático)

Tipos de perguntas no processo de comunicação

Abertas

Fechadas

Retorno

Reformulação

Módulo 7  Direito do trabalho - 25 horas

Introdução ao direito

Noção de direito

Normas e fontes do direito

Órgãos de soberania

Direito do trabalho

Fontes e aplicação do direito do trabalho

O contrato de trabalho

Formação do contrato

Período experimental

Direitos, deveres e garantias das partes

Prestação do trabalho

Teletrabalho

Comissão de serviço

Retribuição e outras atribuições patrimoniais. Objetivos e estratégia

Módulo 7  Planeamento e gestão da formação - 25 horas

Planear e gerir projetos formativos

As implicações da regulamentação laboral na formação profissional - (Lei n.º 35/2004) direitos e deveres de trabalhadores e entidades patronais

Os sistemas de formação e educação

Definição de objetivos da formação

Levantamento e diagnóstico de necessidades de formação

O Plano de Formação - Estruturação do plano de formação e a participação dos representantes dos trabalhadores

Orçamentação e obtenção de financiamento

Implementação e gestão do processo formativo

Avaliação da formação

O sistema de acreditação de entidades formadoras

Horário da formação

Início a 15 de Setembro de 2022

Condições de acesso

O curso destina-se a quem pretenda adquirir conhecimentos e competências na área da formação.
Licenciados em psicologia, sociologia, gestão de recursos humanos e outros interessados com formação prévia de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos;
Outros profissionais interessados, com habilitações mínimas de bacharelato ou licenciatura;
Profissionais que exercem funções de gestão de nível médio/superior e pretendem atualizar/aprofundar conhecimentos na área da gestão de recursos humanos.

Preço da formação

Curso 100% Financiado

Documentos para inscrição

Cartão do cidadão
Certificado de Habilitações
Curriculum Vitae

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