
Organização da formação:
Formação presencial
Duração da formação:
225 horas
Local da formação:
Parque Empresarial Zona Oeste PEZO, Lote nº 6, 9304-006 Câmara de Lobos
Objetivos Gerais
O Curso de Especialização em Gestão e Políticas de Recursos Humanos está alinhado à procura de mercado. Trazendo um programa que aborda o gestor de recursos humanos como membro responsável pela gestão de pessoas e visa encontrar soluções para os problemas dentro das organizações. O objetivo geral é o desenvolvimento da capacidade de uso de ferramentas e competências, contribuindo para o planeamento estratégico e tomada de decisão na área de gestão de recursos humanos.
Objetivos Específicos
Identificar as diferentes formas de motivação de equipas;
Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa;
Definir tarefas e responsabilidades dos elementos da equipa;
Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes;
Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade;
Transmitir práticas de boa conduta;
Reconhecer as políticas de gestão de recursos humanos;
Organizar os processos de recrutamento, seleção, admissão e avaliação do pessoal;
Proceder ao registo dos processos individuais de pessoal;
Organizar e atualizar a base de dados do pessoal;
Executar o cálculo de remunerações e processar o respetivo pagamento;
Executar tarefas de apoio administrativo ao recrutamento, seleção e admissão de pessoal;
Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional;
Aplicar os princípios de organização do trabalho em equipa e elaborar um plano de ação pessoal;
Identificar e conceptualizar os atos relativos à igualdade de oportunidades e atos discriminatórios;
Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes;
Criar uma experiência positiva no cliente;
Identificar o ciclo experiencial do cliente;
Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal;
Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas;
Reconhecer alguns princípios gerais de Direito;
Explicar as fontes e a aplicação do Direito de Trabalho;
Identificar a noção de contrato de trabalho;
Identificar o âmbito do contrato de trabalho;
Identificar os elementos de formação do contrato de trabalho;
Definir o período experimental relativo aos diferentes tipos de contrato de trabalho;
Explicar a importância dos direitos, deveres e garantias das partes contraentes de um contrato de trabalho;
Analisar os diversos aspetos da prestação do trabalho;
Examinar aspetos retributivos do trabalho;
Enquadrar as atividades de gestão da formação;
Planear, organizar, coordenar e avaliar uma ação ou um projeto de formação, no seio de uma empresa ou instituição;
Programa da formação
Módulo 1 Gestão de equipas e conflitos - 25 horas
Coordenação da equipa
Formas de organização da equipa
Desafios e oportunidades
Comunicação com assertividade na liderança
Distribuição de tarefas e complementaridade dos elementos da equipa
Motivação da equipa para um desempenho de excelência
A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança
A equipa de trabalho
Fenómenos e dinâmicas próprias
Relação de trabalho da equipa perante o líder
Relação de trabalho entre os elementos da equipa
Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
Gestão de conflitos no desenvolvimento do trabalho em equipa
Origem e fonte de conflitos
Atitude tranquila numa situação de conflito
Como lidar com os desacordos e conflitos
Como motivar os elementos da equipa
Consequências de situações de conflitos
O relacionamento dos elementos da equipa
Respeito mútuo entre líder e colegas
Valorização pessoal e profissional
Equilíbrio nas sugestões, problemas e necessidades dos outros
Funções e responsabilidades individuais
Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho
Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa
Capacidade de resolução de conflitos
Impacto da comunicação no relacionamento humano
Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
Módulo 2 Gestão de recursos humanos - 25 horas
Gestão de recursos humanos
Gestão integrada das empresas
Modelos de gestão
Políticas de recursos humanos
Técnicas de recursos humanos
Análise e qualificação de funções
Recrutamento e selecção
Admissão
Avaliação de desempenho
Processos Individuais de pessoal
Abertura do processo
Registo dos contratos de trabalho
Assiduidade
Registo de sanções disciplinares
Base de dados de pessoal
Organização e manutenção
Processamento de vencimentos
Remuneração bruta
Prémios de assiduidade
Prémios de produtividade
Comissões
Outros abonos sujeitos ou isentos
Horas extraordinárias e trabalho realizado em dias de descanso semanal
Descontos obrigatórios
Descontos facultativos
Emissão de recibos
Pagamento de remunerações
Transferência bancária
Emissão de cheque
Módulo 3 Recursos humanos - processos de recrutamento, seleção e admissão - 25 horas
Técnicas de recursos humanos
A diferença entre recrutar e selecionar
Necessidades de recrutamento
Fases do recrutamento e seleção
Diversas fontes de recrutamento (anúncios, bolsa de candidaturas, contactos, sites e outros)
Fases e instrumentos de seleção
Admissão de pessoal
Acolhimento na empresa
Abertura do processo
Processos individuais de pessoal
Base de dados do pessoal
Organização e Manutenção
Módulo 4 Gestão do tempo e organização do trabalho - 25 horas
Gestão do tempo
Autoavaliação na gestão do tempo
Planeamento na gestão do tempo
Técnicas de gestão do tempo
Organização do trabalho
Trabalho em equipa
Plano de ação pessoal
Módulo 5 Direito à igualdade e à não-discriminação - 25 horas
Igualdade de oportunidades e conceitos
Género
Minorias
Pobreza
Inclusão/Exclusão social
Políticas nacionais para a igualdade de oportunidades
Políticas de não discriminação
Discriminação: direta e indireta, âmbito de aplicação material, ónus da prova
Normativo Internacional sobre Igualdade e discriminação
Normativo Nacional
Igualdade no trabalho e no emprego
Acessibilidades para pessoas com deficiência
Gestão da diversidade
Sociedade de informação igualitária
Sociedade inclusiva
Valorização de competências: a situação nacional da legislação e políticas (onde dirigir e apresentar relatos, queixas, etc.)
Módulo 6 Inteligência emocional - 25 horas
Estilos de relacionamento interpessoal
Passivo
Agressivo
Manipulador
Assertivo
Inteligência emocional
Funcionamento da inteligência emocional
Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
Competências emocionais
Desenvolvimento das competências emocionais
O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
Experiência positiva no cliente
Ciclo experiencial do cliente
Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
Características de um assistente
Perfil de um assistente
Missão do serviço ao cliente
Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar
Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
O reforço da capacidade de dinamização de grupos
Estratégias de motivação de grupos
Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)
Módulo 7 Comunicação interpessoal - comunicação assertiva - 25 horas
Processo de comunicação e perfis comunicacionais
Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
Diferentes perfis comunicacionais
Comunicação assertiva
Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Empatia
Barreiras à comunicação
Barreiras gerais do processo de comunicação
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
Processamento interno da informação
Processamento fonético
Processamento literal (significado)
Processamento reflexivo (empático)
Tipos de perguntas no processo de comunicação
Abertas
Fechadas
Retorno
Reformulação
Módulo 7 Direito do trabalho - 25 horas
Introdução ao direito
Noção de direito
Normas e fontes do direito
Órgãos de soberania
Direito do trabalho
Fontes e aplicação do direito do trabalho
O contrato de trabalho
Formação do contrato
Período experimental
Direitos, deveres e garantias das partes
Prestação do trabalho
Teletrabalho
Comissão de serviço
Retribuição e outras atribuições patrimoniais. Objetivos e estratégia
Módulo 7 Planeamento e gestão da formação - 25 horas
Planear e gerir projetos formativos
As implicações da regulamentação laboral na formação profissional - (Lei n.º 35/2004) direitos e deveres de trabalhadores e entidades patronais
Os sistemas de formação e educação
Definição de objetivos da formação
Levantamento e diagnóstico de necessidades de formação
O Plano de Formação - Estruturação do plano de formação e a participação dos representantes dos trabalhadores
Orçamentação e obtenção de financiamento
Implementação e gestão do processo formativo
Avaliação da formação
O sistema de acreditação de entidades formadoras
Horário da formação
Início a 15 de Setembro de 2022
Condições de acesso
O curso destina-se a quem pretenda adquirir conhecimentos e competências na área da formação.
Licenciados em psicologia, sociologia, gestão de recursos humanos e outros interessados com formação prévia de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos;
Outros profissionais interessados, com habilitações mínimas de bacharelato ou licenciatura;
Profissionais que exercem funções de gestão de nível médio/superior e pretendem atualizar/aprofundar conhecimentos na área da gestão de recursos humanos.
Preço da formação
Curso 100% Financiado
Documentos para inscrição
Cartão do cidadão
Certificado de Habilitações
Curriculum Vitae
